terça-feira, 8 de julho de 2008

O Batismo no Espírito

O centro da experiência carismática é o batismo no Espírito Santo. A expressão refere-se a At. 8,14-17. O batismo do Espírito Santo não é nenhum sacramento e não compete com o sacramento de batismo. Está ligado à experiência de conversão e iluminação. Em determinado momento, de modo muito sensível ou insensível e manifestado pelos efeitos, a pessoa experimenta uma iluminação da mente e o advento de uma força desconhecida. Tem a impressão de nascer para a fé e de se tomar capaz de agir sem cansar. A pessoa que era medíocre e sem grande atividade, que era uma católica comum, observante sem entusiasmo, mais por costume do que por convicção, de repente se toma pessoa de convicção total que empreende um agir que vence todo medo. Vai ao encontro das pessoas, perde toda timidez e toda preguiça. Os carismáticos católicos passam, no batismo do Espírito, por uma experiência que é análoga à dos pentecostais que aceitam Jesus. De repente a religião que era fórmula, discurso, toma-se realidade viva.

3 comentários:

Anônimo disse...

É de interessante nota colocar o que dia Santo Afonso de Maria Ligório sobre dons sobrenaturais.

É de utilidade citar aqui uma bela advertência de monsenhor Palafox, piedosíssimo bispo de Osma, às pessoas piedosas que procuram santificar-se, em sua anotação à 18ª carta de Santa Teresa ao seu confessor. Ali conta-lhe a Santa todos os degraus de oração sobrenatural com que o senhor lhe havia favorecido.
A este propósito, o mencionado prelado prescreve que estas graças sobrenaturais, que Deus se dignou conceder à Santa Teresa e tem concedido a outros santos, não são necessárias para alcançar a santidade, porque muitas outras almas chegaram à santidade sem estas graças extraordinárias e até há muitas que, apesar de terem recebido aquelas graças, estão condenadas. Portanto, diz ser coisa supérflua e presunçosa desejar e pedir tais dons sobrenaturais, quando o verdadeiro e único caminho para a santidade é o exercício de todas as virtudes, especialmente do amor de Deus; e a isto se chega por meio da oração e pela correspondência às luzes e aos auxílios de Deus, o qual outra coisa não quer senão a nossa santificação. "Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação" (1 Ts 4,3)."
(Afonso Maria de Ligório, Santo. A oração: grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as graças que desejamos. Tradução do original por Pe. Henrique Barros - 4ª edição - Aparecida, SP: Editora Santuário, 1992 - destaques nossos)

É muito descrepante o que um Santo Doutor ensina sobre oração quando comparado com a renovação, como entender essa divergência?

In Corde Iesu et Mariae, semper
Carlos Lemes

RCC DIOCESE ITUMBIARA disse...

a RCC mudou minha vida .... eu tinha complexo de inferioridade.. mas atraves das oraçoes e cura interior, renasci denovo GLORIA a DEUS!!!!

Anônimo disse...

Paz e unção!
Vou divulgar esse blog no Missão Deus Permita-me!
Já fiz cadastro pra ser webservo e Graças a Deus fui aprovado.Mas até hoje não consigo falar com niguém nos msns do portal carismatico pra poder atuar como webservo
Por favor entrem em contao
www.deuspermita-me.baixeapalavra.com.br
rodrigorenovado@hotmail.com